terça-feira, 27 de agosto de 2013

Metas curriculares do ensino básico (atualização)

No site da Direção-Geral da Educação podemos consultar as metas curriculares do Ensino Básico
"Sobre as metas curriculares
As metas curriculares são uma iniciativa do Ministério da Educação e Ciência, surgindo na sequência da revogação do documento “Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências Essenciais” (Despacho n.º 17169/2011, de 23 de dezembro). Conjuntamente com os atuais Programas de cada disciplina, as metas constituem as referências fundamentais para o desenvolvimento do ensino: nelas se clarifica o que nos Programas se deve eleger como prioridade, definindo os conhecimentos a adquirir e as capacidades a desenvolver pelos alunos nos diferentes anos de escolaridade (cf. Despacho n.º 5306/2012, de 18 de abril).
A elaboração das metas fundamentou-se em bases e estudos científicos e teve em conta as que têm sido estabelecidas em países com bons níveis de desempenho. Neste contexto, as metas que agora se apresentam referem-se àquilo que pode ser considerado como a aprendizagem essencial a realizar pelos alunos em cada disciplina, por ano de escolaridade, ou, quando isso se justifique, por ciclo, realçando o que nos atuais Programas deve ser objeto de ensino, representando um documento normativo de progressiva utilização obrigatória, por parte dos professores.
Como princípios orientadores estabeleceu-se que, sendo específicas de cada área disciplinar, as metas deveriam identificar os desempenhos que traduzem os conhecimentos a adquirir e as capacidades que se querem ver desenvolvidas, respeitando a ordem de progressão da sua aquisição. Houve a preocupação de as formular de forma clara e precisa de modo a que os professores saibam exatamente o que se pretende que o aluno aprenda.
O documento agora elaborado representa um meio privilegiado de apoio à planificação e à organização do ensino. Na medida em que as metas expressas neste documento incluem aquilo que é considerado como aprendizagem essencial a realizar pelos alunos, este constitui-se, igualmente, como um referencial para a avaliação interna e externa, com especial relevância para o GAVE."
Metas Curriculares para o Ensino Básico
Introdução  [Introdução]
Português - 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico - atualizado em 14/08/2013 [Português]
            Caderno de apoio - Poesia 7.º, 8.º e 9.º anos [Caderno de poemas 7.º 8.º e 9.º ano
            Caderno de aprendizagem da leitura e da escrita (LE) 
[Caderno de aprendizagem da leitura]

            Perguntas frequentes: Metas Curriculares de Português — Ensino Básico Perguntas frequentes: Metas Curriculares de Português — Ensino Básico
Matemática - Ensino Básico - Programa e Metas Curriculares [Matemática - Ensino Básico]
Matemática - Ensino Básico - Alterações às Metas Curriculares [Matemática - Ensino Básico]
             Caderno de apoio - 1.º Ciclo  [Caderno de apoio 1º ciclo]
             Caderno de apoio - 2.º Ciclo  [Caderno de apoio 2º Ciclo]
             Caderno de apoio - 3.º Ciclo  [Caderno de apoio 3º ciclo]
           
Tecnologias de Informação e Comunicação - 7.º e 8.º anos de escolaridade [Tecnologias de Informação e Comunicação]
Educação Visual - 2.º e 3.º Ciclo [Educação Visual]
Educação Tecnológica - 2.º Ciclo [Educação Tecnológica]
Ciências Naturais - 5.º, 6.º, 7.º e 8.º anos de escolaridade [Ciências Naturais]
Físico-Química - 3.º Ciclo [Físico-Química]
História e Geografia de Portugal - 2.º Ciclo [História e Geografia de Portugal]
Geografia - 7.º e 8.º anos de escolaridade  [Geografia]
História - 7.º e 8.º anos de escolaridade  [História]
Inglês - 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico [Inglês]

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