"Governo pede à FNE proposta para alterar lei de organização do ano letivo"
"A reunião que juntou a FNE e o secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, João Grancho, teve por objetivo a discussão e análise da organização do ano letivo 2013/2014, no qual a estrutura sindical quer que se evite "repetir erros do passado", conforme explicou em comunicado.
Entre as exigências da FNE para "devolver às escolas a serenidade necessária ao seu pleno funcionamento" estão o respeito pelo tempo de trabalho dos professores e a publicação atempada, completa e clara das orientações para o próximo ano, de forma a evitar esclarecimentos adicionais.
A FNE quer ainda que a obrigatoriedade do cumprimento de 1100 minutos de atividade letiva seja substituída pelo que está estipulado no Estatuto da Carreira Docente relativamente aos tempos letivos de cada ciclo de ensino.
Novas regras para o desdobramento de turmas, o excesso de número de turmas por professor e a consagração de todo o trabalho realizado diretamente com os alunos como componente letiva dos professores são outras preocupações às quais a federação sindical exige respostas do Governo.
De acordo com a FNE, João Grancho "mostrou-se recetivo às propostas e alterações apresentadas" pela estrutura durante a reunião.
As orientações relativas à organização do próximo ano escolar devem ser publicadas até ao final de março, acrescentou ainda a federação sindical" (SIC Notícias: http://sicnoticias.sapo.pt).
Ler a notícia no site da "SIC Notícias"
Sem comentários:
Enviar um comentário